Washington Rio Branco pressiona autoridades e retoma denúncias sobre supostos crimes de Othelino Neto

Após processos serem arquivados, ex-secretário de Meio Ambiente publica carta aberta sobre denúncias de crimes não elucidados remetidos ao marido da senadora Ana Paula Lobato, suplente de Dino.

por Lázaro Shekinah

Em uma carta aberta publicada em suas redes sociais, o ex-secretário de Estado do Meio Ambiente, Washington Rio Branco, fez duras críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, em relação à nomeação da esposa de Othelino Neto como suplente de sua vaga no Senado. Rio Branco alega que o arranjo privilegia a influência de Neto, suspeito de crimes de corrupção e até homicídios.

Na mensagem, Rio Branco afirma que Flávio Dino cometeu um “grande pecado” ao indicar Ana Paula Lobato como suplente, que assumiu definitivamente a titularidade da vaga deixada pela indicação de Dino ao STF, para o cargo, causando, segundo ele, “um grande desfavor à Nação Brasileira”. Para Washington, é inequívoco que o papel político é desempenhado pelo ex-presidente da Assembleia.

Além de criticar a nomeação, Washington Rio Branco também lamenta o fato de Othelino Neto ter sido apontado em investigações relacionadas a crimes, incluindo denúncias de corrupção e homicídios e tido vários processos arquivados. Rio Branco joga luz sobre as investigações, esperando que sejam retomadas e que os responsáveis sejam penalizados com o rigor da lei.

O ex-secretário recorda ainda o episódio de sua indicação de Othelino Neto para a Gerência de Qualidade de Vida durante o governo de Roseana Sarney (2002), bem como para o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais no governo Zé Reinaldo. “Lamentável ver seu nome ventilado em supostos escândalos de corrupção e homicídios”, escreveu Rio Branco, expressando sua decepção com as consequências dessas nomeações.

O posicionamento de Washington Rio Branco surge em meio a uma série de questionamentos sobre a prática de nomeações políticas e seus impactos na governança pública.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?