Recarregue suas energias: Dicas da Pure Pilates para manter o corpo ativo durante o recesso de fim de ano

A prática perfeita para manter o corpo em movimento e a mente saudável durante as férias

por Lázaro Shekinah

O exercício físico é fundamental na vida de qualquer ser humano, muitas vezes com a jornada prolongada as pessoas acabam deixando a prática de lado. Quando chega a época das férias, é aí que o desânimo vem e o exercício fica de lado. E a longo prazo os sinais negativos vão aparecendo no corpo. Para evitar essa indisposição, a Pure Pilates traz dicas para quem quer começar o ano se exercitando, mesmo que esteja distante dos aparelhos de pilates, saiba que ainda é possível praticar a atividade.

Segundo a especialista Josi Araújo, professora da Pure Pilates, é possível realizar as atividades seja aonde for, com pelo menos de 10 a 15 minutos de movimento. Já é um grande começo.

O ambiente pode ser um perfeito estímulo para variar o exercício físico, na praia; aproveite a areia para amortecer impactos e trabalhar o equilíbrio, adicionando um desafio natural. No hotel; use a cama ou o carpete como base para exercícios de solo. Ao ar livre; procure gramados ou superfícies planas para maior estabilidade. “Lembrando que deve respeitar o limite do corpo, sem exagerar na amplitude dos movimentos”, ressalta Josi Araújo.

Para aproveitar mais o tempo e não ter desculpas, basta levar um mini bands, que ocupa pouco espaço e são versáteis, uma bola pequena, aquelas de soft ball, para exercícios de fortalecimento e alongamento, um magic circle, leve e eficaz para trabalhar membros superiores e inferiores e um tapete ou toalha confortável.

A professora recomenda os exercícios básicos que trabalham o corpo de forma global como:

Fortalecimento de glúteo e alongamento de cadeia posterior 

O objetivo é ​alongar toda a cadeia posterior com auxílio de uma faixa elástica ou usando uma toalha e fortalecer a musculatura do glúteo e tríceps surral.

O movimento deverá ser realizado entre 8 e 10 repetições.

Leg pull front

O objetivo é trabalhar a estabilidade do tronco desde a cintura escapular até a pélvica, além de ser excelente para​ treinar a consciência corporal  e fortalecer o transverso do abdome, usando a força do próprio corpo. É importante realizar o movimento de acordo com o limite do seu corpo.

O movimento deverá ser realizado entre 8 e 10 repetições.

A última dica que a professora ressalta é “Transforme a prática em uma pausa relaxante para reconectar mente e corpo”.

Fonte

Pure Pilates

@purepilatesbr

Canal WhatsApp