Lia de Itamaracá recebe título Honoris Causa pela UNINASSAU

Homenagem foi concedida em evento solene comandado pelo presidente do grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz

por Lázaro Shekinah

Lia de Itamaracá recebeu, nesta sexta-feira (21), o título de Doutor Honoris Causa pelo UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. A “rainha da ciranda”, de 81 anos, foi titulada durante uma sessão no Auditório Capiba, localizado no Bloco C da Instituição de Ensino Superior. A cerimônia foi comandada pelo presidente do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Jânyo Diniz.

Cantora e compositora, Lia é um ícone que mantém viva, há décadas, a tradição da ciranda. Nascida na Ilha de Itamaracá, sua voz marcante e seu talento a tornaram reconhecida nacional e internacionalmente. “É com muito amor, carinho e muita dignidade que eu recebo essa homenagem maravilhosa. Esse é mais que um prêmio. O bom é que estou recebendo em vida. Tudo que fizerem por Lia de Itamaracá em vida é bom demais. Meu coração está batendo a mil. Muito obrigada”, disse Lia, emocionada.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacam em suas atividades em prol da sociedade, da educação, das ciências, do empreendedorismo, das letras e das artes, ou que tenham prestado relevantes serviços à humanidade, à região ou ao país.

De acordo com Jânyo Diniz, presidente do grupo Ser Educacional, esta é uma forma de reconhecimento não apenas da trajetória, mas também do compromisso com a valorização da cultura em suas mais diversas formas. “Nos reunimos nesta tarde para, mais uma vez, reverenciar o trabalho, a obra e a história de Lia de Itamaracá, essa mulher que nos ensina, com seu trabalho e legado, que preservar nossas tradições é manter viva a identidade do nosso povo”, ressaltou.

A reitora da UNINASSAU Recife, Nilzete Santiago, enfatizou a importância de Lia para toda a comunidade acadêmica. “A Lia é um ícone da cultura pernambucana, é patrimônio vivo de Pernambuco. E nós, enquanto Instituição de Ensino, estamos honrados em poder conceder um título como esse, honraria máxima que a Instituição pode oferecer, a uma figura que representa tão bem a nossa cultura”, pontuou.

Homenagens – Além da entrega do título de Doutor Honoris Causa para Lia, a cerimônia também contou com a entrega das Comendas Maurício de Nassau à Fábio Sotero, presidente da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amanpe), e ao ator, bailarino e diretor da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, Otacílio Cabral.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?