LAAD 2025: Novo software monitora uso de arma elétrica

Sistema desenvolvido pela Condor Tecnologias Não Letais, do Grupo Edge, permite rastreamento em tempo real do dispositivo Spark, com análise de dados dos disparos, geolocalização e emissão de alertas de controle 

por Lázaro Shekinah

Uma das novidades da LAAD 2025, maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, que se encerrou nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, foi um software que permite rastrear e analisar dados da utilização dos dispositivos eletricos incapacitantes do modelo Spark.

Lançada pela brasileira Condor Tecnologias Não Letais, empresa do grupo Edge, dos Emirados Árabes, a ferramenta integra funcionalidades inovadoras, como geolocalização em tempo real, monitoramento de disparos e até cerca virtual: um alerta é emitido para a central de monitoramento caso a arma esteja fora dos os limites territoriais previamente definidos.

Em caso de roubo ou extravio do dispositivo, ele segue enviando dados por até 12 horas – mesmo se a bateria for removida. A plataforma é hospedada numa nuvem e pode ser acessada por computador ou aplicativo.

“Desenvolvido com tecnologia de ponta, esse software representa um avanço sem precedentes no gerenciamento de dispositivos elétricos incapacitantes, permitindo ainda mais controle sobre as operações”, explica o gerente de Ralações Instituciobais da Condor, Luiz Monteiro.

Sobre a EDGE

Lançada em novembro de 2019, a EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo, criado para desenvolver soluções ágeis, ousadas e disruptivas para a defesa e além, sendo também um catalisador para mudanças e transformações. A EDGE é dedicada a levar inovações, produtos e serviços revolucionários ao mercado com maior rapidez e eficiência, posicionando os Emirados Árabes Unidos como um centro global líder para as indústrias do futuro e criando caminhos claros dentro do setor para que a próxima geração de talentos altamente qualificados prospere.

Com foco na adoção de tecnologias da 4ª Revolução Industrial (4IR), a EDGE está impulsionando o desenvolvimento de capacidades soberanas para exportação global e para a preservação da segurança nacional, trabalhando com operadores de linha de frente, parceiros internacionais e adotando tecnologias avançadas, como capacidades autônomas, sistemas ciberfísicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes.

A EDGE converte pesquisa e desenvolvimento (P&D), tecnologias emergentes, transformação digital e inovações do mercado comercial em capacidades militares para desenvolver soluções disruptivas adaptadas aos requisitos específicos de seus clientes. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 35 entidades em seis grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Apoio a Missões, Tecnologia e Inovação, e Segurança Nacional.

Para mais informações, acesse edgegroup.ae

Sobre a CONDOR

Fundada em 1985 e com sede no estado do Rio de Janeiro, a CONDOR é uma das maiores exportadoras de soluções relacionadas à defesa e segurança do Brasil, sendo líder global em tecnologias não letais (TNL). As instalações de fabricação da empresa cobrem um milhão de metros quadrados e incluem dezoito laboratórios de pesquisa, além de seu próprio Instituto de Ciência e Tecnologia pioneiro, dedicado à pesquisa, inovação e fabricação de dispositivos e sistemas TNL.

O compromisso da CONDOR com o conceito de “não letal” é reconhecido em mais de 85 países, onde a empresa tem a oportunidade não apenas de vender suas tecnologias, mas também de promover o uso proporcional e razoável da força pelas Forças de Defesa e agentes da Lei

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?