Fatecs de SP abrem pedidos de isenção e desconto na taxa do vestibular 2025/2

Estudantes podem solicitar o benefício até 22 de abril; processo garante gratuidade ou redução de 50% na inscrição para quem atender aos critérios

por Redação

Interessados em estudar em uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Estado de São Paulo no segundo semestre de 2025 podem solicitar isenção total e redução de 50% no valor da taxa de inscrição do Vestibular. O pedido deve ser feito exclusivamente pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br até o dia 22. A prova do processo seletivo será aplicada em 29 de junho, às 13h.

É possível solicitar os dois benefícios, desde que sejam preenchidos ambos os formulários disponíveis na internet e os candidatos atendam aos requisitos determinados para cada finalidade. Serão concedidas até 6 mil isenções. Para redução, não há limite de vagas. A oferta tem como objetivo ampliar a oportunidade de ingresso à formação superior tecnológica gratuita do Centro Paula Souza (CPS).

Para solicitar o benefícios, o candidato deve preencher o formulário online no site, selecionar a opção desejada (isenção ou redução) e enviar a documentação exigida até as 23h59 de 22 de abril. Os documentos devem comprovar escolaridade e renda, conforme orientações disponíveis na Portaria. Os arquivos devem ter no máximo 1MB, nos formatos pdf, png, jpg ou jpeg. O preenchimento correto e o envio da documentação são de responsabilidade do candidato.

Requisitos para isenção

É necessário ter concluído o Ensino Médio em 2024 ou estar em curso equivalente, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja), no Brasil. Também é preciso ter renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos por pessoa.

Requisitos para redução

O candidato deve estar regularmente matriculado no Ensino Fundamental, Médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação ou pós). A renda mensal deve ser inferior a dois salários mínimos ou o interessado deve estar desempregado.

As Fatecs oferecem computador e acesso à internet a quem precisar fazer a solicitação. É necessário verificar os horários diretamente com a unidade.

O resultado das solicitações será divulgado no dia 7 de maio, exclusivamente pela internet. Quem tiver o pedido indeferido poderá entrar com recurso nos dias 8 e 9 de maio. A resposta será publicada em 19 de maio.

A aprovação da isenção confirma automaticamente a inscrição no Vestibular. No caso da redução, é necessário efetuar o pagamento do valor com desconto para validar a inscrição. O benefício é válido apenas para uma inscrição no processo seletivo do 2º semestre de 2025.

Inscrições

A inscrição para o Vestibular das Fatecs deve ser feita exclusivamente pela internet, até as 15 horas do dia 6 de junho. O interessado deve preencher a ficha, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 50, conforme orientações disponíveis no Manual do Candidato e na Portaria do Vestibular.

No momento da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção. Caso haja interesse, o candidato pode optar por outro, em qualquer Fatec e período. O interessado pode realizar mais de uma inscrição, desde que pague a taxa correspondente para cada uma.

Outras informações pelos telefones: (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo), 0800-596-9696 (demais localidades) ou pelo site: vestibular.fatec.sp.gov.br.

Análise: Medidas de inclusão nas Fatecs ampliam acesso ao ensino tecnológico gratuito em SP

Com a oferta de até 6 mil isenções totais e desconto de 50% ilimitado na taxa do vestibular, as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) reafirmam o compromisso com a democratização do ensino superior público. O benefício financeiro é especialmente importante diante do atual cenário socioeconômico brasileiro, marcado por alta evasão escolar e dificuldades de acesso à educação de qualidade entre as camadas mais vulneráveis da população.

Perfil dos beneficiados e critérios sociais

Os critérios estabelecidos pelo Centro Paula Souza (CPS) priorizam estudantes com baixa renda familiar e histórico de escolaridade na rede pública. A exigência de renda mensal de até dois salários mínimos por pessoa e o foco em estudantes do EJA e Ceeja evidenciam uma tentativa de recuperar trajetórias interrompidas e incluir públicos historicamente afast

Você também pode gostar

©2022 Todos direitos reservadors Shekinah News  

CNPJ: 59.022.480/0001-34

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?