Após explosões registradas na Praça dos Três Poderes, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, garantiu que o Judiciário seguirá com suas funções, inabalado e comprometido com a democracia. Em pronunciamento durante a sessão desta quinta-feira (14), a ministra reforçou a importância da estabilidade e da segurança das instituições democráticas no Brasil.
Na sessão desta quinta-feira (14) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, manifestou-se sobre os recentes eventos de violência na capital federal. “Às vésperas da Proclamação da República, o Brasil foi dormir preocupado com os acontecimentos que ocorreram, especialmente na Praça dos Três Poderes e nas imediações do Supremo Tribunal Federal (STF),” declarou a ministra, referindo-se às explosões registradas na noite anterior.
Cármen Lúcia reafirmou o compromisso dos servidores da Justiça em garantir a continuidade das funções democráticas. “Nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, acordamos ocupados em manter nossas funções para assegurar a estabilidade e a continuidade das instituições democráticas.” Segundo a ministra, as atividades do Judiciário seguem firmes e inabaladas, “sem que qualquer ato que possa atentar contra pessoas, instituições ou a democracia brasileira afete nosso trabalho.”
A ministra destacou que a missão dos servidores é permitir que os brasileiros “continuem a dormir sem preocupações”, confiantes na saúde democrática do país. “Graves acontecimentos não comprometem nosso dever maior, que é sustentar a democracia brasileira com tranquilidade, destemor e comprometimento,” afirmou.
Ao finalizar, Cármen Lúcia garantiu que os eventos recentes serão devidamente investigados, sem que isso afete o dia a dia da Justiça. “Brasileiras e brasileiros sabem que episódios como os de ontem terão a devida investigação e os aperfeiçoamentos necessários, mas nada altera nossa missão de prestar jurisdição conforme a Constituição e as leis determinam,” concluiu.