Com o objetivo de proporcionar mais leveza, descontração, interação e elevar a autoestima das mulheres, a Chromoplast Embalagens Plásticas, de Içara (SC), realizou uma ação social especial nesse sábado, 8, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Por meio do Projeto SuperAção, promovido pela empresa há quase quatro anos, a iniciativa presenteou um grupo de mulheres com um dia de beleza e autocuidado.
As participantes acolhidas são mães de crianças e adolescentes também beneficiados pelo projeto da indústria. Muitas vezes sobrecarregadas e provedoras do lar de forma solo, elas priorizam a criação dos filhos e não têm muito tempo ou energia para cuidar de si, como identificado pela equipe responsável pelo Projeto SuperAção.
É o caso da mãe do pequeno Manoel, de três anos, Jaktaner Pereira Sebastiana. Moradora de Criciúma, ela conheceu o projeto por meio de outras mulheres e ficou emocionada em participar desse dia especial. “É muito difícil as mães de crianças atípicas serem vistas. As pessoas olham, mas não nos veem de verdade. E eu sinto um acolhimento muito grande por parte desse projeto e da empresa, eles fazem a gente se sentir visto. Fico muito feliz, não só com o cuidado com o meu filho, mas também por estar aqui hoje”, afirmou.
Conforme o assistente técnico da Chromoplast e diretor do Projeto SuperAção, Daniel Gonçalves, a ideia da iniciativa surgiu porque a empresa sentia a necessidade de fazer algo por essas mães que tanto cuidam das suas crianças. “Nosso desejo é que elas se sintam cuidadas também. Nas nossas visitas pelo projeto, percebemos que a maioria delas estava desanimada, sem tempo, então essa foi uma forma que encontramos de valorizar e incentivar essas mulheres”, pontuou.
Recepcionadas com um café, as participantes iniciaram o dia com orientações sobre a importância do autocuidado, feitas pela psicóloga convidada Fernanda Cunha. Em seguida, receberam atendimentos de manicure e pedicure, hidratação e corte de cabelo, design de sobrancelha e maquiagem. Os serviços foram disponibilizados em parceria com um salão de beleza do bairro Próspera, em Criciúma, onde ocorreu a ação.
“Quando surgiu o convite para participar do projeto, eu topei na hora porque sempre quis fazer algo nesse sentido. Pensando no Dia da Mulher, proporcionamos uma produção completa, com unha, cabelo, maquiagem, assim elas podem aproveitar essa data ainda mais lindas e motivadas. E o nosso sentimento ao presentear essas mulheres é muito gratificante, principalmente pela história de vida delas”, destacou a cabeleireira e proprietária do estabelecimento, Marlei Nunes.
A missão de cuidar
Moradora de Forquilhinha, Vanderleia Nazario é mãe do Ryan, de cinco anos. Ela contou que esse dia foi muito importante para cuidar um pouquinho de si e, ainda, encontrar outras mães que também se dedicam ao cuidado de crianças atípicas. “É muito interessante esse olhar que estão dando para a gente, pois realmente não temos tempo de nos cuidar, a prioridade é cuidar dos nossos filhos. O sentimento é de muita felicidade, a gente chega em casa diferente, eu olho para o meu filho e penso que tudo vale a pena pelo que fazemos por eles”, declarou Vanderleia.
A responsável pelo Marketing da Chromoplast, Livia de Pelegrin, ressaltou que o Projeto SuperAção não olha apenas para as crianças, mas pensa no todo em relação às famílias beneficiadas. “Sentimos que as mães precisavam desse tempo fora da bolha delas para conversar, fazer amizades, relaxar um pouco… Foi isso que proporcionamos nesse dia especial e não poderíamos estar mais realizados”, completou.
O propósito de fazer o bem
O Projeto SuperAção nasceu da ideia de despertar a consciência dos colaboradores da Chromoplast e de toda a comunidade sobre a importância da sustentabilidade, filantropia e da união. Por meio de ações conjuntas entre a administração da empresa e seus funcionários, são realizadas diversas iniciativas de cunho socioambiental, como a separação e destinação correta de resíduos recicláveis, doações para entidades beneficentes e famílias em situação de vulnerabilidade, incentivo a instituições e projetos sociais da região, entre outras.