O terno azul tem se popularizado entre os homens não apenas por ser uma opção bonita e elegante, mas, sobretudo, por ser uma peça-chave no guarda-roupa masculino, com uma característica versátil de que pode ser utilizado em diferentes ocasiões, do dia a dia às especiais. O alfaiate Flávio Pamplona, da Flávio Pamplona Alfaiataria, especialista em elegância e em trajes sob medida, indica o figurino tanto para noivos quanto para a rotina corporativa, incluindo viagens de negócios, almoços e reuniões de trabalho.
“O terno azul é uma verdadeira peça-chave no guarda-roupa masculino, trazendo um toque de sofisticação e versatilidade. Seja para uma reunião de negócios ou um evento social, o terno azul é sempre uma aposta certeira”, ressalta Flávio Pamplona. De acordo com ele, a cor do figurino vai além da elegância. “É preciso entender o que esse tipo de vestimenta transmite. Sinais de serenidade e confiança mostram, por exemplo, que o noivo está tranquilo e estável em um dia especial como o próprio casamento. Já em relação ao trabalho, o terno azul transmite confiança e segurança, importante para quem quer fechar negócios”, pondera.
Flávio observa ainda que o terno azul possibilita a quem o veste um ar mais moderno, mais jovial. Se, porventura, o homem que vestir o figurino optar por trocar a calça do terno por uma de sarja, o terno azul deixará o look mais informal. “Quando o homem veste um paletó azul em um figurino mais casual, já dá um ar mais elegante e respeitoso, então, esse tipo de veste é importante para transmitir uma imagem pessoal associada à segurança e confiança”, avalia o alfaiate.
A versatilidade do terno azul possibilita que ele seja escolhido tanto para ocasiões de dia quanto para eventos à noite. “No caso da noite, é ideal que a tonalidade do azul seja escura o suficiente para que o figurino transite entre o informal e o formal, conferindo ao traje a característica necessária para cada tipo de evento”, afirma o especialista. O azul marinho é uma excelente opção para usar de noite, seja num casamento ou em um evento corporativo. Para calçar os pés, Flávio indica tanto sapato marrom quanto o preto, dependendo também da hora do dia.
Flávio Pamplona Alfaiataria
Referência em elegância, em trajes masculinos modernos e contemporâneos, Flávio Pamplona se transformou em alfaiate depois que foi ajudar o sogro, em 2002, na antiga Alfaiataria Central, criada quase cinco décadas atrás. Em 2008, ele comprou e assumiu o negócio, alçando a marca que leva seu nome no maior sinônimo de moda masculina em Londrina e Maringá, em toda a região Norte e Noroeste do Paraná e, também, em capitais como São Paulo. Flávio Pamplona Alfaiataria é destaque em casamentos, festas e eventos, além de figurinos corporativos e para o dia a dia.
Colaboração: Fábio Luporini
Jornalista e Assessor de Imprensa