MIS abre inscrições para nova edição do projeto Núcleo Experimental de Cinema

Interessados em participar da produção coletiva de um curta-metragem podem se inscrever, gratuitamente

por Lázaro Shekinah

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abre inscrições para uma nova edição do Núcleo Experimental de Cinema. O museu retoma o projeto, criado em 2016, de produção coletiva e finalização de curta-metragem, por meio de uma parceria com a Adobe x Museums. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, a partir de 27 de fevereiro, no site www.mis-sp.org.br

Núcleo Experimental de Cinema irá selecionar entusiastas interessados em produzir um curta-metragem que será exibido dentro da programação do MIS. Os participantes realizarão uma série de encontros com profissionais do cenário do audiovisual brasileiro, com o objetivo de desenvolver habilidades narrativas, técnicas e criativas durante o processo de produção. Os encontros acontecerão na sede do MIS, em São Paulo.

Sobre o Núcleo Experimental de Cinema do MIS

Criado em 2016, o projeto tem, como principais objetivos, incentivar a produção de curtas-metragens nacionais, contribuir para o aperfeiçoamento de novos produtores de conteúdo audiovisual e ser um espaço de convergência dos novos produtores com o cinema. A primeira edição, realizada entre março e junho de 2016, resultou na produção e finalização do filme de terror O Experimento – que não apenas foi exibido no Museu, como em outras importantes salas da capital paulista e, ainda, em festivais nacionais e internacionais: 3º Festival Curt”Arruda, de Portugal; Rio Fantastik (RJ); Morce-Go Vermelho – Goiás Horror Film Festival (GO); e 2º Petit Pavé – Mostra de Cinema Independente de Curitiba (PR). Semana Paulistana do Curta-Metragem no CCSP (SP); VII Festival Pachamama (AC); Mostra Curta em Cena de Mairiporã (SP), e 16a. Mostra do Filme Livre (RJ/ BH e SP) no CCBB Rio de Janeiro, CCBB Belo Horizonte e na Matilha Cultural (SP).

Confira o trailer oficial do filme:

Sobre a parceria MIS e Adobe x Museums

O Museu da Imagem e do Som firmou, em 2024, uma colaboração inédita no Brasil com o programa Adobe x Museums, com o apoio da Adobe Foundation. Essa colaboração proporciona maior acesso da comunidade às artes e à programação criativa em quatro museus internacionais. Ao lado do Reino Unido (com o Victoria and Albert Museum, de Londres), dos Estados Unidos (com o MoMa, de Nova York) e da Índia (com o MAP – Museum of Art and Photography Bengaluru), o MIS é o primeiro Museu da América Latina a fazer parte do programa global.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROAC.

O MIS tem patrocínio da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio das empresas Unisys, Unipar, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

CONVOCATÓRIA | NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA

Data: de 27/2 a 28/3

Informações e inscrições: www.mis-sp.org.br

Local: Museu da Imagem e do Som: Avenida Europa, 158, São Paulo-SP

 

 

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?