Celebrando 10 anos de uma revolução sociocultural promovida no Aglomerado da Serra, o Bloco Seu Vizinho realiza seu desfile oficial de Carnaval neste sábado, dia 1º de março, a partir das 12h. O evento é gratuito, com concentração na Avenida Mem de Sá, próximo ao número 1.882, na região do “Canão”, divisa entre Vila Fazendinha, Aglomerado da Serra e o bairro Santa Efigênia. A expectativa é que ao menos 120 mil pessoas acompanhem a festa deste ano, que terá convidados surpresa e muitos hits da música brasileira.
Para o Carnaval de 2025, o Bloco Seu Vizinho celebra uma década de existência sob a temática “Tá Rolando de 10 — Se Armando de Coragem e Esperança”. O conceito mistura uma conhecida gíria repetida pelos becos e vielas da comunidade com uma frase cunhada pela escritora mineira Conceição Evaristo, em alusão à sua interpretação atenta sobre as perspectivas almejadas para o povo negro, população majoritária nas favelas do país. E esse é um discurso que inspira a trajetória e a história do grupo percussivo formado no Aglomerado da Serra em 2014, sob a direção geral do regente Paulo Vitor Ribeiro, o PV.
“A Conceição Evaristo é uma mulher negra, periférica, vinda de uma comunidade chamada Pendura Saia, no alto da Avenida Afonso Pena, na divisa com o bairro Serra. Um dos livros que eu li da Conceição foi o ‘Becos da Memória’. Nos ensaios do bloco, fizemos pílulas de leitura, em pausas de dez minutos, para inspirar a temática deste ano. A Conceição fala da realidade de vários moradores de comunidades que sofrem processos de retirada de seus territórios. Isso gerou uma reflexão para a gente ir para a avenida transformado por essa realidade, pensando na importância do nosso território”, destrincha PV.
Desfile
Um dos destaques do Bloco Seu Vizinho neste ano é o reforço da bateria, que passa a contar com 80 integrantes — dez a mais do que no ano passado. Os figurinos e adereços ainda serão conhecidos, mas vão seguir a tradicional paleta de cores contendo preto, prata e dourado, que se tornou uma marca do bloco.
O público também pode esperar convidados de peso que o bloco costuma atrair — ano passado, MC Carol e o rapper Djonga subiram no trio elétrico do Seu Vizinho para encorpar a festa. Neste ano, os nomes que vão ajudar a agitar a folia seguem mantidos em segredo para surpreender os foliões.
No repertório, estarão presentes interpretações carnavalescas marcantes de artistas diversificados, misturando gêneros presentes na cultura de favela, a exemplo do samba, do funk e do pagode. Neste ano, o público pode esperar hits de artistas como Ludmilla, Liniker, Gloria Groove, Afrocidade, entre muitos outros.
Além disso, o desfile terá as tradicionais marchinhas autorais do grupo Vizinhas das Cantigas — formado por 10 cantoras e compositoras da terceira idade, a maioria delas negras, todas moradoras do Aglomerado da Serra. O grupo é uma atração à parte do bloco, ao também participar da tradicional e emocionante abertura do desfile.
História
Com mais de 300 profissionais envolvidos, o Bloco Seu Vizinho tem a proposta de realizar um Carnaval democrático, acessível e, sobretudo, voltado para os moradores da periferia. Ao longo dos anos, ficou conhecido por movimentar o Aglomerado da Serra, não apenas pela ocupação de becos e vielas com cores, glitter e marchinhas. Mas também culturalmente e economicamente, ao oferecer oportunidades de renda aos moradores e acesso à profissionalização artística, por exemplo, por meio de oficinas de arte e dezenas de projetos sociais voltados para a leitura, a educação e a cultura.
“O Carnaval do Bloco Seu Vizinho não acontece só no dia do desfile. Fazemos três cortejos antes da folia, em dezembro, janeiro e agora em fevereiro. Cada cortejo é em um lugar da favela. Convidamos os moradores e o público de fora, alertamos o comércio para estar aberto. É uma oportunidade de geração de renda em diferentes pontos do Aglomerado e também de provocar essa reflexão sobre o cuidado, o respeito, a limpeza da comunidade e a segurança do nosso território”, avalia o regente.
Sobre o Bloco Seu Vizinho
O Bloco Seu Vizinho surgiu em novembro de 2014 como um bloco de Carnaval na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a maior favela de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, habitada por quase 50 mil pessoas.
A proposta, desde o princípio, era fazer um Carnaval acessível, coletivo, diverso e de resistência, que contribuísse para o fortalecimento das pessoas do território, em sua maioria negras, para a valorização da cultura e das potências da favela, e para a união da cidade. Com o tempo, o bloco ampliou as ações no campo da arte, da cultura, da educação e do apoio socioassistencial às famílias da comunidade, e ainda buscou o crescimento do trabalho em rede com artistas, coletivos e outras organizações locais, ampliando sua atuação e impacto no Aglomerado da Serra.
Hoje, a Associação Sociocultural Seu Vizinho é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) formalizada, sem fins lucrativos, que atua com Arte e Cultura como Formação Humana. Certificada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e registrada nos Conselhos Municipais do Idoso (CMI) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Associação mantém uma sede com uma Biblioteca Comunitária, acesso à internet W-Fi, um estúdio musical para ensaios e espaços para atividades culturais na comunidade.
Ela também realiza oficinas artísticos-culturais, o Carnaval, eventos, formações profissionalizantes, entre outras ações. Além disso, possui uma Área de Apoio Socioassistencial para suporte na garantia de direitos das famílias. O público das ações inclui crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, principalmente moradores do Aglomerado da Serra, mas também pessoas de outras partes da cidade. O lema do Seu Vizinho é “Todo Mundo Junto e Aglomerado!”.
SERVIÇO | Desfile de Carnaval do Bloco Seu Vizinho
Quando. Sábado, dia 1/3, a partir de 12h
Onde. Avenida Mem de Sá, próximo ao número 1.882, na região do “Canão”, divisa entre Vila Fazendinha, Aglomerado da Serra e o bairro Santa Efigênia
Quanto. Gratuito