Um home office bem posicionado contribui para que o morador obtenha êxito em suas atividades profissionais, independentemente do seu tamanho. Em um pequeno recuo ao lado do guarda-roupa, a arquiteta Isabella Nalon instalou a bancada, gaveteiro e cadeira que, devidamente complementados com a prateleira, livros e itens decorativos, deixam a rotina mais prática e saudável.
Em casa, o tamanho de um home office pode variar significativamente de acordo com o propósito e as necessidades de quem o paorveita, acompanhando as novas tendências do trabalho. Se no passado o ato de trabalhar era associado com à presença física em empresas com grandes mesas, armários e estantes repletas de livros e documentos, atualmente a demanda é outra: seja em um espaço compacto, pensado de forma funcional e minimalista, ou em um ambiente mais amplo, o escritório em casa deve deve equilibrar conforto, ergonomia e design.
“Em casas e apartamentos, a definição desse ambiente não apenas o torna funcional, como também ajuda a estabelecer uma rotina de trabalho, separando o profissional do restante dos cômodos”, explica arquiteta Isabella Nalon, à frente do seu escritório homônimo.
A seguir, veja como a profissional elaborou o home office em diferentes dimensões e necessidades dos moradores:
Home office compacto
No dormitório da jovem moradora, a arquiteta Isabella Nalon aproveitou o recuo lateral para executar a escrivaninha com base em madeira e pés em serralheria. Nos detalhes, a execução de um lambri em ‘L’ que se encontrou com a cabeceira da cama e a prateleira área com objetos decorativos. “Quando não utilizada com a finalidade de home office, a estrutura também foi pensada como penteadeira”, conta
Nos espaços pequenos que podem ser em dormitórios ou mesmo apartamentos compactos, a arquiteta Isabella afirma que o home office deve ser altamente funcional e integrado a outros ambientes. De acordo com ela, uma estratégia comum é aproveitar cantos subutilizados ao lado de janelas, paredes vazias ou até áreas sob escadas.
Para tanto, a marcenaria planejada com bancada e prateleiras suspensas otimiza o ambiente, deixando-o livre de excessos que interfiram na concentração.
Home office médio
Separado do dormitório, que por sua vez pode ser avistado pelo home office, por aqui a arquiteta Isabella Nalon conseguiu projetar a escrivaninha ao lado de uma estante com direito a espaço para livros e um cantinho do café
Em residências com um pouco mais de espaço, o home office pode ocupar uma sala dedicada ou um ambiente compartilhado como uma sala de estar, TV ou mesmo um dormitório. Nesse cenário, é possível conceber uma área mais personalizada e que reflita a identidade de quem a utiliza.
Entre os recursos de arquitetura de interiores, a separação visual, através de divisórias, ajuda a prover privacidade sem comprometer a fluidez do do restante do imóvel e, mais uma vez, a marcenaria pode ser bem aproveitada com a produção de estantes ou armários para o armazenamento de itens pessoais e materiais de trabalho.
Home office grande
Para garantir um design ergonômico, nesse home office de grandes proporções a arquiteta Isabella Nalon levou em conta a altura da escrivaninha, que deve permitir aos cotovelos um posicionamento em ângulo reto durante a digitação ou escrita. Sobre a profundidade, deve haver espaço adequado para para o notebook ou desktop, além de outros materiais, sem comprometer a postura. “Neste projeto, a necessidade de um home office maior surgiu devido à extensa coleção de livros e outros itens pessoais do morador. Assim, desenvolvemos um espaço mais amplo que acomoda perfeitamente tudo o que o cliente precisava”, relata|.
Sobre a arquiteta Isabella Nalon
Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 25 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Arquitetura e Decoração. Iniciou sua carreira atuando como arquiteta na Alemanha e, em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo. Se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Possui uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Cada projeto desenvolvido pelo escritório é único, com muita harmonia, elegância e criatividade. Frequentemente, tem obras reconhecidas e publicadas por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.
Instagram: @isabellanalon
Site: www.isabellanalon.com