Brasil registra sete casos de violência política por dia no 1º turno

Ao longo dos 52 dias de campanha, foram contabilizadas 373 ocorrências; somente nos primeiros seis dias de outubro foram registrados 99 casos de violência política no país.

por Redação

No 1º turno das eleições deste ano, período iniciado em 16 de agosto e encerrado no último domingo (06), o Brasil teve 373 ocorrências de violência política dirigidas a candidatos(as) ou políticos em exercício. É o que aponta a atualização da 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, desenvolvida pelas organizações sociais Terra de Direitos e Justiça Global e lançada nesta quinta-feira (10).

No 1º turno, foram registrados: 10 assassinatos, 100 atentados, 138 ameaças, 54 agressões, 51 ofensas, 13 criminalizações e 7 invasões. O número de ocorrências no período é mais do que o dobro do número total de casos de violência política do período pré-eleitoral deste ano, de janeiro a 15 de agosto, quando totalizou 145 casos.

A recente atualização reforça a forte tendência de crescimento da violência política no país. No mesmo período em 2022, foram registrados aproximadamente 2 casos de violência política por dia. Nos 52 dias do 1º turno das eleições deste ano, ao menos sete pessoas foram vítimas de violência política por dia. 

O período de maior intensidade de ocorrências foi na véspera das eleições. De 01º a 6 de outubro, dia do pleito em 1º turno, foram registrados 99 casos, o que corresponde a 16 ocorrências por dia ou uma a cada 1h30.

Fonte:  Terra de Direitos

Canal WhatsApp