O artista plástico Eduardo Kobra passa a fazer parte do acervo de obras de arte do BOCOM BBM, subsidiária brasileira do Bank of Communications, banco chinês que está entre os 10 maiores do mundo. Retratando respeito, tolerância, diversidade, a tela “Faces de uma integração” se junta à coleção de obras da instituição financeira. A pintura de 1.80 centímetros de altura e 3.30 centímetros de comprimento foi inaugurada em um evento exclusivo para funcionários nesta quinta-feira (23).
“Ter uma obra como esta do Kobra na entrada principal da nossa sede no Rio de Janeiro tem muito significado. Ele personifica o reconhecimento internacional da arte brasileira contemporânea que nasceu nas ruas e hoje é celebrada em todos os meios artísticos. Suas obras e sua trajetória simbolizam diversidade, harmonia e perseverança que são valores fundamentais que compartilhamos e também representam a relação Brasil-China, celebrada nesta obra”, destaca Alexandre Lowenkron, presidente do BOCOM BBM.
Para provocar reflexões, a arte exalta a diversidade das nações brasileira e chinesa. Além disso, o artista reforça que os povos precisam viver em fraternidade e harmonia. “Trabalho com a missão de espalhar valores que contribuem para o futuro da humanidade. Colocando a arte tanto nas ruas como em espaços fechados, acredito que posso propagar temas importantes, aproximar várias pessoas e conectá-las em único propósito. Ter a oportunidade de produzir uma tela sobre pluralidade é muito significativo para a minha proposta como artista”, comenta Kobra.
Na última década, o artista plástico vem desenvolvendo pinturas em telas e outros suportes em seu ateliê, sendo cada vez mais aceito no mercado de arte. Ele apresenta as telas em mais de 15 países por meio da galeria que o representa. Além disso, tem forte atuação em grandes museus espalhados pelo mundo.
Entre outubro e janeiro, Kobra realizou a exposição itinerante “Recortes”, no Museu Palazzo Blu, em Pisa, na Itália. Em março, a mostra seguiu para San Marino, apresentando nove pinturas – entre elas, oito que estiveram na exposição anterior – no Palazzo del Turismo, na Cidade de San Marino, capital sanmarinense. A exibição celebra os 40 anos das relações bilaterais entre o Brasil e a república mais antiga do mundo e fica disponível até o dia 3 de setembro.
Sobre Eduardo Kobra
Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência. Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades, fatos históricos e questões sociais em murais gigantescos.
Com obras em cinco continentes, Kobra quebrou recordes de tamanho de murais, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Seu trabalho ganhou visibilidade internacional, com destaque para a obra “O Beijo” em Nova York. Além disso, ele recebeu convites de galerias, museus e organizações, incluindo a ONU, para exibir suas obras e participar de projetos de prestígio.
Kobra também se envolve em causas sociais, usando a arte como veículo para promover mudanças positivas. Seu Instituto Kobra busca aproximar a cultura a quem tem menos acesso e apoiar causas humanitárias, enquanto suas parcerias com empresas contribuem para viabilizar seus projetos públicos de grande escala. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender fronteiras e causar impacto positivo no mundo.